quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NOSSO SEGUNDO ENCONTRO POR PÓLO FOI UM SUCESSO!

Acompanhe... 
E lamente muito... se você não foi!!!

PÓLO ASA NORTE


























































PÓLO ASA SUL E CRUZEIRO








O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios:

  • 1. conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais;
  • 2. o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
  • 3. existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites;
  • 4. durante o desenrolar de um jogo, observamos que o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor
  • não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta; e
  • 5. o aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.


Mas devemos, também, ter alguns cuidados ao escolher os jogos a serem aplicados:
1. não tornar o jogo algo obrigatório;
  • 2. escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias;
  • 3. utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social;
  • 4. estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada;
  • 5. trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la;
  • 6.estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/jogos-matematicos.php

Um comentário:

  1. Ola, pessoal. Gostei do material postado e irei fazer a divulgação na escola.
    Abraços, Vera

    ResponderExcluir