segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AGORA, CONFIRA UM POUCO O QUE ACONTECEU NA OFICINA DE CONFECÇÃO DO CUBO MAQUETE...

PÓLO ASA NORTE
 ACOLHIDA

OBJETIVO: Proporcionar aos professores dos Anos Iniciais momentos de ludicidade e criatividade por meio da confecção de um cubo maquete a ser utilizado como um instrumento didático em sua prática pedagógica.

COMO UTILIZAR O CUBO MAQUETE?
 Linguagem Artística: Arte Visual
·         Explorar a capacidade criativa por meio de representações artísticas para ampliar a expressividade;
·         Observar imagens visuais diversas;
  • Produção artística para ampliar o repertório de ideias; e
·         Observar e reconhecer imagens de histórias contadas, imagens visuais diversas e produções de arte, por meio de leituras diversas para ampliar seu repertório imagético.

Por meio da...
·         confecção do cenário da história;
·         confecção dos personagens;
·         confecção de maquetes com temas diversos.

Linguagem Oral e Escrita

·         Ampliar gradativamente o tempo de escuta, mantendo a atenção e participação em diálogos, histórias, relatos etc., para aprimorar a capacidade de escuta;
  • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura, participando de situações de leitura de diferentes gêneros, compreendendo e valorizando o uso e a função social da escrita na sociedade; e 
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.

Por meio de...
·         produção de textos orais e escritos
·         conto e reconto de histórias
      
Linguagem Matemática

·         Ampliar noções de formas de representações matemáticas por meio da montagem do cubo;
·         Desenvolver o raciocínio lógico por meio do encaixe de formas geométricas;
·         Desenvolver noções de Simetria por meio da confecção dos personagens das histórias contadas;
·         Construção de maquetes; e
·         Construção e interpretação de maquetes.

Resumindo, com o cubo maquete é possível trabalhar,
além de outros...
·        Construções de sólidos geométricos (cubo);
·        Construção dos personagens das histórias contadas;
·        Narração de histórias;
·        Confecção de maquete (contexto de outras áreas de conhecimento como Geografia, Ciências, História);
·        Produção de texto;
·        Criação de histórias;
·        Dobraduras (coordenação motora); e
Atitudes e disposição favoráveis à leitura e à oralidade.















PÓLO ASA SUL E CRUZEIRO






















Nenhum comentário:

Postar um comentário