VOCÊ CONHECE A COLEÇÃO TAN TAN?
A Coleção Tan Tan trabalha o raciocínio lógico-matemático por meio da Literatura. Cada volume apresenta uma história que aborda, além de temas relacionados aos processos de desenvolvimento e aquisição de conhecimento geral, um conceito da Matemática como recurso para o desenvolvimento da narrativa, ou seja, o conceito matemático permeia a história, que discorre sobre o assunto com naturalidade, sem prejuízo do valor literário das obras.
Se não conhece, seguem abaixo alguns volumes dessa valiosa coleção....
Este livro apresenta a ordenação numérica e a contagem de um a dez, através da história de animais que, em grupos, procuram abrigo para o inverno. O que eles nem imaginam é onde está o ogro do bosque que sumiu quando a neve chegou!
Possibilidades de trabalho:
1. Montar com os alunos diferentes conjuntos de objetos contendo dez unidades em cada.
2. Encenar a história do livro com os alunos, separando-os em duplas, trios e assim por diante. As crianças podem pintar o rosto ou se fantasiar para representarem os animais.
3. Separar quantidades diferentes de bolas coloridas em dez bacias. Na primeira bacia colocar uma bola, na segunda, duas e assim por diante. Grudar em cada bacia uma etiqueta com o número de bolas correspondentes. Depois, retirar todas as bolas das bacias e pedir
que os alunos reorganizem os conjuntos conforme os números indicados nas etiquetas.
4. Ensinar os alunos a grafar os algarismos (de 0 a 9).
Áreas do Conhecimento: Matemática / Língua Portuguesa
Possibilidades de trabalho:
1. Montar com os alunos diferentes conjuntos de objetos contendo dez unidades em cada.
2. Encenar a história do livro com os alunos, separando-os em duplas, trios e assim por diante. As crianças podem pintar o rosto ou se fantasiar para representarem os animais.
3. Separar quantidades diferentes de bolas coloridas em dez bacias. Na primeira bacia colocar uma bola, na segunda, duas e assim por diante. Grudar em cada bacia uma etiqueta com o número de bolas correspondentes. Depois, retirar todas as bolas das bacias e pedir
que os alunos reorganizem os conjuntos conforme os números indicados nas etiquetas.
4. Ensinar os alunos a grafar os algarismos (de 0 a 9).
Áreas do Conhecimento: Matemática / Língua Portuguesa
Você já reparou como cada número tem sua forma parecida com alguma outra coisa? Esta história ensina a criança a desenhar os números e a memorizar suas formas. Além disso, o livro apresenta a sequência numérica de 1 a 10.
Possibilidades de trabalho:
1. Identificar os números de 1 a 10 em diferentes portadores numéricos. Exemplo: relógio, calendário, fita métrica, etc.
2. Jogar bingo com cartelas pequenas que contenham apenas os números de 1 a 10 (estas cartelas podem ser produzidas pela equipe pedagógica).
3. Recortar de revistas os algarismos (0 a 9) e realizar colagens no ateliê. Transformar os números em outras figuras, usando tinta ou giz de cera.
4. Produzir bonecos de cartolina (enfeitados com lã, botões e outros materiais) que tenham o formato dos algarismos (0 a 9).
Áreas do Conhecimento: Matemática / Artes / Língua Portuguesa
Possibilidades de trabalho:
1. Identificar os números de 1 a 10 em diferentes portadores numéricos. Exemplo: relógio, calendário, fita métrica, etc.
2. Jogar bingo com cartelas pequenas que contenham apenas os números de 1 a 10 (estas cartelas podem ser produzidas pela equipe pedagógica).
3. Recortar de revistas os algarismos (0 a 9) e realizar colagens no ateliê. Transformar os números em outras figuras, usando tinta ou giz de cera.
4. Produzir bonecos de cartolina (enfeitados com lã, botões e outros materiais) que tenham o formato dos algarismos (0 a 9).
Áreas do Conhecimento: Matemática / Artes / Língua Portuguesa
Todo mundo tem manias. O personagem desta história não conseguia parar de classificar todos os objetos, pessoas e animais que via. Como será que ele resolveu esse probleminha? Este livro trata do conceito de classificação.
Possibilidades de trabalho:
1. Pedir aos alunos para classificar os objetos da sala de aula.
2. Transformar um passeio ao parque, à feira livre ou ao zoológico em uma ferramenta de trabalho, pedindo aos alunos que classifiquem os objetos, as frutas ou os animais que virem, e discutir isso depois em
sala de aula.
3. Levar os alunos até a biblioteca do colégio ou até a biblioteca municipal mais próxima para ver, perguntar e entender como os livros são classificados e organizados. Aproveitando a visita, cada aluno pode
escolher um livro para contar aos amigos, e explicar como estava classificado.
Áreas do Conhecimento: Matemática / Língua Portuguesa
Temas Transversais: Ética e Cidadania / Conhecimento de si e do mundo
Este livro indica de que maneira é possível realizar medidas através do uso de diferentes parâmetros. Comparando-se entre si, os animais da história tentam decidir qual deles deve ganhar um grande pêssego maduro encontrado na floresta.
Possibilidades de trabalho:
1. Selecionar um conjunto de objetos e ordená-los de acordo com diferentes critérios, conforme as orientações que existem no final do livro.
2. Ordenar em uma fila todos os colegas da classe por altura. Utilizar uma fita métrica para registrar a altura de cada um.
3. Medir, em uma balança simples, o peso de diferentes frutas e ordená-las conforme este critério, registrando tudo no papel. Depois, ordenar as frutas de acordo com seu volume e comparar as duas classificações
(peso x volume).
4. Realizar uma pesquisa na internet para descobrir qual é o maior animal do mundo e qual é o mais pesado.
Áreas do Conhecimento: Matemática / Língua Portuguesa
Ao visitar sua avó, Julia ouve as histórias da infância de sua mãe. Na mesma escada em que estão sentadas, sua mãe, quando pequena, separava diferentes objetos brincando de casinha. De forma delicada, este livro trata do conceito de classificação de objetos.
Possibilidades de trabalho:
1. Pesquisar sobre brincadeiras de antigamente como 5 marias, pião, taco, corda etc.
2. Pedir às crianças que levem material para construir esses brinquedos para poderem jogar com os colegas.
3. Entrevistar pais e avós para saber como era a cidade e o local onde eles moravam antigamente. Fazer um desenho ou colagem sobre o que eles contaram para apresentar aos colegas. Pode-se montar vários murais e agrupar os trabalhos segundo critérios de classificação:
colagens e desenhos; imagens da cidade; imagens da família etc.
Áreas do Conhecimento: Matemática / Língua PortuguesaTema Transversal: Conhecimento de si e do mundo.
SÃO VÁRIOS VOLUMES...
PELO SITE
http://www.loja.callis.com.br/portugues/colecoes-3/raciocinio-logico-matematico/tan-tan.html?p=1
VOCÊ PODERÁ CONHECER OS OUTROS VOLUMES DA COLEÇÃO! VALE A PENA!
Possibilidades de trabalho:
1. Pesquisar sobre brincadeiras de antigamente como 5 marias, pião, taco, corda etc.
2. Pedir às crianças que levem material para construir esses brinquedos para poderem jogar com os colegas.
3. Entrevistar pais e avós para saber como era a cidade e o local onde eles moravam antigamente. Fazer um desenho ou colagem sobre o que eles contaram para apresentar aos colegas. Pode-se montar vários murais e agrupar os trabalhos segundo critérios de classificação:
colagens e desenhos; imagens da cidade; imagens da família etc.
Áreas do Conhecimento: Matemática / Língua PortuguesaTema Transversal: Conhecimento de si e do mundo.
SÃO VÁRIOS VOLUMES...
PELO SITE
http://www.loja.callis.com.br/portugues/colecoes-3/raciocinio-logico-matematico/tan-tan.html?p=1
VOCÊ PODERÁ CONHECER OS OUTROS VOLUMES DA COLEÇÃO! VALE A PENA!
Boa tarde Tenho uma filha de 5 anos e já fazem 2 que conhecemos esta maravilhosa coleção .que ela ama.Gostaria muito de saber onde encontrar toda a coleção.Desde já agradeço.
ResponderExcluirAndreza Elaine