Neste tópico, é preciso apresentar o Projeto Interventivo. Para isso, é necessário que sejam comentados, brevemente, os assuntos abordados em cada item que consta nesse documento.
2. JUSTIFICATIVA
A justificativa abrange os argumentos educativos que conduziram ao desenvolvimento do referido Projeto. É relevante indicar dados estatísticos que corroboram com a realização das ações pedagógicas específicas para os alunos que serão atendidos.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
Aborda a finalidade do Projeto Interventivo e o público alvo.
3.2. Objetivos específicos
Advêm do objetivo geral e se configuram como meios para a concretização do mesmo. É sugerido que sejam de três a quatro objetivos específicos e que abordem as metas educacionais, os resultados esperados a serem alcançados.
4. PÚBLICO-ALVO
Especificar, conforme modelo abaixo, os alunos que serão atendidos no Projeto Interventivo e identificar, resumidamente, as principais dificuldades observadas no processo de aprendizagem do aluno que justifiquem sua inclusão neste Projeto.
Nome completo do Aluno | Idade | Ano/Série atual | Dificuldades mais relevantes observadas |
5.EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PRIORIZADAS
Nesta parte do Projeto, é preciso especificar os conteúdos e as expectativas de aprendizagem que serão priorizados no Projeto Interventivo, de preferência abordando diferentes componentes curriculares. Essa seleção deverá ser pautada nos documentos Orientações Curriculares do Ensino Fundamental Séries e Anos Iniciais e Diretrizes Pedagógicas da SEDF.
6. PROCEDIMENTOS: AÇÕES PEDAGÓGICAS
Neste tópico, são descritas as ações pedagógicas a serem desenvolvidas durante a realização do Projeto Interventivo (isto é, as atividades propostas especificamente para os alunos das classes de 3ª/4ª séries ou 4º/5º anos em defasagem idade/série) e os executores destas ações (coordenador local, equipe de apoio a aprendizagem, supervisor pedagógico, orientador educacional, diretor da Instituição e equipe gestora, comunidade escolar, profissionais de assistência a educação, etc.). É necessário especificar a atividade que cada um destes executores realizará durante todo o Projeto.
Podem ser organizadas oficinas (de matemática, artes, linguagem, etc.), atividades extra-classe (visitas à museu, exposições, teatros), reforço escolar, dentre outros.
É necessário observar que as ações e procedimentos devem estar relacionados aos objetivos específicos.
7. CRONOGRAMA
São especificados os períodos de desenvolvimento das ações pedagógicas definidas nos procedimentos, que podem conter: o período de atendimento em oficinas, data programada para atividade extraclasse, desenvolvimento de atividades, dentre outros.
8. AVALIAÇÃO
8.1 Avaliação da aprendizagem
Especificar os instrumentos a serem utilizados durante o processo avaliativo, para aferir a aprendizagem dos alunos envolvidos no Projeto Interventivo. Esses instrumentos serão elaborados pela própria Instituição Educacional a fim de atender as especificidades do Projeto elaborado e deverão se pautar pelas orientações constantes no documento Diretrizes de Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem para a Educação Básica-SEDF.
Como procedimentos podem ser utilizados: atividades interdisciplinares a serem recolhidas e observadas, seminários temáticos, desenvolvimento de pesquisas em grupo e/ ou individuais, dentre outros pertinentes.
Os resultados encontrados a partir dos instrumentos e procedimentos utilizados deverão integrar a Ficha de Acompanhamento da Instituição Educacional (anexo 3) a ser encaminhada semestralmente para a Diretoria Regional de Ensino – Núcleo de Monitoramento Pedagógico.
8.2 Avaliação do Projeto interventivo
Este tópico se refere especificamente a como os participantes da execução do Projeto Interventivo pretendem avaliar a eficácia deste projeto ao longo de sua execução. Assim, serão descritas as ações a serem desenvolvidas cuja finalidade se refere a avaliar o percurso do Projeto, analisando se as atividades e ações propostas estão atingindo os objetivos estabelecidos e se há necessidade de reelaboração destas ações.
Neste processo de avaliar o percurso do Projeto Interventivo é necessário que abordem questões como: evolução dos alunos atendidos, envolvimento da comunidade escolar, atividades diversificadas desenvolvidas, freqüência e desempenho dos alunos atendidos no Projeto, dentre outros aspectos.
Ao final da realização do Projeto Interventivo, faz-se necessário o registro dos resultados finais alcançados pelos alunos, tendo em vista: diagnóstico inicial, objetivos e metas educacionais e resultados atingidos.
9. RECURSOS DISPONÍVEIS NA INSTITUIÇÃO
Nessa parte do Projeto serão especificados os recursos físicos e materiais disponíveis na instituição educativa que integrarão o Projeto, bem como os profissionais que participarão (coordenador local, equipe de apoio a aprendizagem, supervisor pedagógico, orientador educacional, diretor da Instituição e equipe gestora, comunidade escolar, profissionais de assistência a educação, etc.).
Os professores precisarão listar os principais materiais que irão compor as ações pedagógicas. Nos recursos físicos, podem ser citados locais de realização das atividades, como sala de vídeo, de informática, quadra poliesportiva. Nos recursos materiais, poderão ser utilizados: livros paradidáticos, livros de literatura, jogos, vídeos educativos, etc.
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