PROJETO INTERVENTIVO
O Projeto Interventivo é uma proposta que dá à atividade de aprender um sentido novo, em que as necessidades de aprendizagem afloram na tentativa de se resolver situações problematizadoras, e oportunizam aos alunos a construção de conhecimentos a partir de questões que emergem em seu contexto social e cultural.
O Projeto Interventivo será elaborado pelo professor, em parceria com a equipe pedagógica da escola: o coordenador, a direção e todos os demais envolvidos no trabalho pedagógico, observando-se os interesses e as necessidades individuais dos alunos defasados em idade/série e aprendizagem.
As características principais deste Projeto são:
· A contextualização, a interdisciplinaridade e a autenticidade.
· O caráter temporário e avaliação processual em sua implementação.
· A intencionalidade de atender às necessidades dos alunos defasados em idade/série e aprendizagem.
· A flexibilidade no uso de diversos tipos de estratégias pedagógicas e tempos/espaços escolares: horário contrário às aulas, reforço escolar, sala de leitura, brinquedoteca, teatro, música, reagrupamentos, entre outros.
· O envolvimento de outros profissionais e/ou alunos nas intervenções, oportunizando a interação social, base da construção do conhecimento.
· A compreensão da importância da ludicidade nas ações educativas, oportunizando aos alunos um ambiente prazeroso de aprendizagem.
(TEXTO EXTRAÍDO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO - BIA)
UMA COORDENAÇÃO DIFERENTE E PRAZEROSA!!!
O ABRAÇO DO BONECO...
Em qualquer sala de aula existem alunos que, por diferentes motivos, não acompanham seus pares, independente do nível de complexidade dos conteúdos ou da metodologia utilizada naquele contexto específico. Por isso, o ambiente escolar deve exercer um efeito estimulador para o estudo ativo dos alunos.
SUCESSO PARA VOCÊS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário